Instituto Pro Brasil firma parceria com o Ministério do Esporte e Comitê Olímpico do Brasil para preparar atletas para as Olimpíadas de Tóquio 2020
Instituto Pro Brasil firma parceria com o Ministério do Esporte e Comitê Olímpico do Brasil para preparar atletas para as Olimpíadas de Tóquio 2020.
A parceria proporciona estrutura para o treinamento da modalidade de Saltos Ornamentais no Parque Aquático Maria Lenk, legado olímpico.
O Instituto Pro Brasil firmou uma parceria com o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico do Brasil no final de 2018, a qual tem como principal objetivo preparar atletas de Saltos Ornamentais visando à participação nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio. Através dessa parceria, foi instalado um Centro de Treinamento de atletas de base no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, utilizando assim a estrutura utilizada para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A meta é trabalhar com 30 novos atletas que estão sendo selecionados em escolas públicas estaduais e municipais, nos condomínios e nas praias no entorno do Parque Aquático. A primeira etapa foi realizada no dia 26 de janeiro e contou com a participação de 49 crianças, das quais 13 se classificaram para o projeto. No fim de fevereiro acontecerá outra seleção para a qual já estão inscritas 31 crianças. Todos os atletas selecionados treinarão no Centro de Treinamento acompanhados de uma equipe de profissionais especializados.
Além da formação de atletas de base, o projeto visa estruturar o trabalho e dar melhores condições de treinamento para atletas de alto rendimento, os quais têm integrado a Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais nos últimos anos e têm reais possibilidades de disputar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Assim, os atletas Isaac Souza (Plataforma), Tammy Galera (Trampolim de 3m individual e sincronizado), Giovanna Pedroso (Plataforma) e Andressa Mendes (Plataforma individual e sincronizado) utilizam o Centro de Treinamento para se preparar para grandes competições, como o Troféu Brasil e o Grand Prix, com acompanhamento do técnico Alexandre Ferrer.
Dessa forma, o projeto traz benefícios para a modalidade olímpica e gera mudanças sociais
inestimáveis dando a possibilidade para a descoberta de novos talentos e estimulando crianças das comunidades a se envolverem com o esporte. “O projeto está alcançando os objetivos planejados tanto na equipe quanto na iniciação”, comentou Jorge Ajuz, coordenador técnico do Instituto Pro Brasil, “Sem o Ministério dos Esportes e o COB, nós não estaríamos realizando este sonho”, complementou.
O Ministério do Esporte apoia desde 2014 um projeto similar, o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da Universidade de Brasília, que além de preparar alguns dos atletas da seleção principal e das seleções juvenil e infantil tem também um trabalho de base para formação de atletas de alto rendimento, com excelentes resultados. Assim como essa, a parceria realizada no Rio de Janeiro também garante a continuidade do trabalho feito na modalidade Saltos Ornamentais para as Olimpíadas do Rio em 2016 e gera um grande impacto social positivo.