Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira conquistam o bronze na Plataforma Sincronizada em Santiago 2023
Saiu a primeira medalha dos saltos ornamentais do Brasil nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. A dupla formada por Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira, do Instituto Pro Brasil, foi bronze na prova da Plataforma Sincronizada, com 273.60 pontos, atrás somente do México e do Canadá. Uma conquista mais do que especial para as duas, após a retomada da amizade em 2023 e da parceria na piscina.
“Acho que essa medalha tem um peso muito importante. Não é apenas uma medalha, vai além. Ela representa a nossa união novamente, porque voltamos a nos falar no início deste ano e já queríamos saltar o sincronizado porque voltamos a nos conectar de uma forma absurda. Toda vez que eu olhar essa medalha, vou lembrar da Giovanna”, disse Ingrid Oliveira.
“Foi a nossa primeira grande competição após sete anos, minha primeira competição internacional desde que fui mãe. Essa medalha significa muito. Sei que a prata de Toronto foi muito importante, mas essa é ainda mais por tudo que passamos, por ser a nossa volta e por ser a minha volta também”, complementou Giovanna, mãe do Nicholas, referindo-se à medalha conquistada pelas duas na mesma prova, há oito anos, no Canadá.
Ingrid e Giovanna treinam diariamente no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, sob a orientação de Alexander Ferrer, e se juntam agora a Juliana Veloso e César Castro como únicos saltadores brasileiros com mais de uma medalha em Jogos Pan-americanos. A dupla garante ainda duas marcas expressivas para os saltos ornamentais do país: está é a nona medalha da história da modalidade na competição multiesportiva e a sétima edição consecutiva com ao menos um pódio.
Crédito da foto: Rafael Bello/COB